quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Culpado de Tudo

Nunca tive idolos, nem mitifiquei ninguem, até que em algum momento da minha vida me deparei com a obra lancinante de Oswald de Andrade, á partir disso nunca mais tive certeza dessa minha conviccção.
Apesar da critica só agora dar a devida importancia á sua obra (as fotos são da exposição no Museu da Lingua Portuguesa e  a Flip de Paraty do ano passado) nenhum escritor fez tanto "estrago" e norteou tantos caminhos novos pra mim como ele.Na sua tecnica de narrativa naufragaram todas as velharias do romance que eu lia.
Como disse antes aqui mesmo,  não fosse ele, até hj estaria acreditando no cabresto metrificado e nacionalista de Olavo Bilac, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Tolstoi, Sartre...melhor parar por aqui...minha lista é longa... depois que li  Oswald, disse a adeus a essa literatura de traçao animal.


evoé!!!

nota1: Escritor até hj a frente do seu tempo em seus livros em vez do maldito copyright (q esta em todos os livros na primeira pagina) de proteçao intelectual, vinha escrito "direito de ser traduzido,reproduzido e deformado em todas as linguas" isso em 1930, aquilo q o poder economico chama de pirataria, ele ja socializava a informação. Se houvesse propriedade intelectual a humanidade jamais teria conhecido o Corão, a Billia, a Íliada e a Odisseia. não existira sampler, nem Africa Bambataa ou Racionais, nem Wikipedia, nem os Softwares Livres..., mas isso é uma outra historia de copyleft que depois eu falo aqui, por enquanto como disse nosso antropofago-mor- "TUDO QUE NÃO É MEU ME PERTENCE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário